Cultura do Estupro

Cultura do Estupro

isolamento

Nas últimas semanas o nosso país foi assolado com notícias desoladoras que deixaram todos perplexos. O grande estopim foi o caso do estupro coletivo sofrido por uma menina de 16 anos no Rio de Janeiro.

Imediatamente surgiu um grande clamor popular contra esse ato abominável, então surgindo uma discussão e manifestações contra a cultura do estupro em nosso país.

Mas o que é essa “cultura de estupro”?

No Brasil quando se fala em estupro, a primeira coisa que se comenta é se a mulher estava bêbada, qual a roupa que ela estava usando e por aí vai. A mídia e campanhas de propagandas, em especial de cerveja, com um aumento absurdo dessa ideia na época do carnaval, mostram mulheres como objetos, com  atitudes exclusivamente para agradar e provocar os homens. Algo que contribui para denigrir a imagem das mulheres brasileiras para o resto do mundo.

Sad girl

Para refletir: Qual a posição de um país quando um deputado fala para uma colega deputada que ela não merece nem ser estuprada, como se isso fosse um prêmio… ou, quando um conhecido e polêmico ator pornô relata em um programa de auditório em tom de piada um estupro e, tempos depois, é recebido pelo Ministro da Educação para apresentar propostas sobre educação no nosso país…

O que pensar quando uma adolescente é estuprada por 33 homens, causando uma revolta não apenas em nível nacional, e em vários comentários se escuta que a culpa foi da menina em virtude das roupas que ela estava usando. Até uma página criaram para justificar o ato…

Para completar, hoje de manhã quando acesso as redes sociais, me deparo com um caso, que ocorreu em 2014, de uma mãe que foi estuprada juntamente com a filha de dois anos. Na notícia eles falam que as duas foram encontradas em um local conhecido por diversos casos de estupro….

olhar triste

Que conclusões podemos tirar desses relatos??? O que está acontecendo no nosso país e com a nossa sociedade???

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) somente 10% – 30% dos casos de estupro no nosso país são denunciados. Pessoal….10 à 30% APENAS… desses quantos são concluídos com a prisão do agressor???

A cultura da nossa sociedade, que o homem tem necessidades, que a mulher tem que se cuidar, que faz parte da natureza masculina… já não dá mais pra aceitar. Como falei anteriormente, esse caso que ocorreu no Rio, tomou proporções em  nível mundial, por exemplo, a atriz Emma Watson postou em seu Twitter em português a hashtag #EstuproNãoÉCulpaDaVítima.

Emma Watson

Está na hora de revermos essa “cultura de estupro” que está presente na nossa sociedade. Estupro NÃO É CULPA DA VÍTIMA, estupro É UM CRIME e como todo o crime deve ser punido e, em hipótese alguma, deve-se atribuir a culpa à vítima.

Qualquer outro crime como assalto e latrocínio, por exemplo, não se culpabiliza a vítima, então qual o motivo de que, em crimes de estupro querer culpar a mulher para justificar a atitude do criminoso???

Não podemos aceitar e nem nos calar perante isso!!!

#NãoACulturaDoEstupro #EstruproNãoÉCulpaDaVítima

Deixe um comentário